Solos

Dica do Consultor – Fernando Bertolani

Quando falamos em conservação de solos, não podemos nos ater somente ao terraceamento. É preciso aumentar a capacidade do solo  de infiltração de água e a melhor técnica para isso é evitar que as gotas da chuva caem diretamente no solo, dispersando as pequenas partículas (argila e silte) e entupindo os poros do solo.

Na cultura da cana-de-açúcar temos a palha da cana que, ao ser depositada em superfície evita o impacto direto da água da chuva, sendo portanto o bom manejo de palha um dos principais aliados na conservação do solo. No entanto, é fundamental que, associado ao planejamento de conservação do solo realizado para a sua propriedade, fiquemos atentos  com as enxurradas provenientes de estradas e de propriedades vizinhas. A entrada de água por escorrimento superficial vinda de fora talvez seja uma das maiores causas para a formação de sulcos de erosão (figura 1). E como isso geralmente ocorre na época de reforma, verificamos, muitas vezes, mudas sendo arrastadas (figura 2) ou sulcos sendo assoreados (figura 3).

Em nossa opinião, uma sistematização  que leve em consideração  a conservação do solo, condiciona o sucesso de plantio.

solos

Fernando Bertolani é um dos consultores do Dr. Cana. É engº agrônomo pela Univ. Federal de Uberlândia, atua há 22 anos na área de Mapeamento e Manejo de Solos.

Como ganhar mais produtividade?

O trabalho de mapeamento e classificação de solos do consultor Fernando Bertolani, juntamente com o de recomendação para o manejo de variedades nestes ambientes, que é realizado pelo consultor Dib Nunes e a fertilização adequada, recomendada pelo consultor Claudimir Penatti, formam a combinação perfeita para ganhar produtividade agrícola.

Seja um assinante do Dr. Cana, o plano de saúde da cana-de-açúcar e tenha o serviços destes e de mais 18 consultores à sua disposição.

O seu canavial merece ser cuidado por esses especialistas.

button

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s