Solos

Dica do Consultor – Fernando Bertolani

Na Dica do Consultor de hoje, Fernando Bertolani dá exemplos de como os nossos usinas e fornecedores poderão utilizar a Carta de Solos e os mapas de Ambientes de Produção na escolha apropriada de áreas que deverão passar por recuperação ambiental dentro do “Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde”. Aprenda a utilizar essa ferramenta de planejamento para escolher as áreas de recuperação ambiental e evite prejuízos futuros.

Como utilizar a Carta de Solos para atender as necessidades do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde

O Grupo IDEA publicou na semana de 09/04/2018 a matéria “Setor sucroenergético atuará na recuperação ambiental” (leia aqui), comentando que, no Estado de São Paulo, o nosso setor se comprometerá a atuar em prol da recuperação das áreas ciliares dos imóveis rurais próprios das usinas  e dos fornecedores.

Os objetivos  principais desse programa são: restauração de áreas verdes (aumento no número de árvores plantadas); recuperação de nascentes e recuperação da biodiversidade paulista. Dentro desse contexto, dentro desse contexto, as usinas e os fornecedores deverão se preparar para atender esses objetivos e, a principal ferramenta para executar esse planejamento é a Carta de Solos.

Com este mapa nas mãos, podemos identificar as áreas de menor potencial (Ambiente E) e destinar essas áreas para o plantio de árvores nativas, evitando a perda de áreas de médio e alto potencial para o cultivo da cultura.

Outro exemplo de como a Carta de Solos pode auxiliar no atingimento dos objetivos do protocolo é através da identificação de áreas que apresentam solos hidromórficos (Gleissolos) e atuar na recuperação dessas áreas, as quais apresentam o lençol freático mais próximo da superfície e que são locais de recarga de aquíferos ou córregos/rios.

Utilize a Carta de Solos para saber exatamente quais áreas devem ser destinadas à recuperação ambiental.

Fernando Bertolani é um dos consultores do Dr. Cana. É engº agrônomo pela Univ. Federal de Uberlândia, atua há 22 anos na área de Mapeamento e Manejo de Solos.

Como ganhar mais produtividade?

O trabalho de mapeamento e classificação de solos do consultor Fernando Bertolani, juntamente com o de recomendação para o manejo de variedades nestes ambientes, que é realizado pelo consultor Dib Nunes e a fertilização adequada, recomendada pelo consultor Claudimir Penatti, formam a combinação perfeita para ganhar produtividade agrícola.

Seja um assinante do Dr. Cana, o plano de saúde da cana-de-açúcar e tenha o serviços destes e de mais 18 consultores à sua disposição.

O seu canavial merece ser cuidado por esses especialistas

button

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s